Marketing para escritórios de contabilidade

Antes de começarmos o texto, preciso avisar que esse texto faz parte de uma trilogia para dominar completamente marketing, vendas e atendimento para escritório de contabilidade.

[2/3] Técnicas de vendas do FBI aplicada a escritórios de contabilidade: como fechar mais contratos através do WhatsApp

[3/3] Método C.O.N.T.A.B.I.L. para organizar (e otimizar) o atendimento do seu escritório de contabilidade

_____________________________________________________________________________________

Veja se você se identifica com as seguintes situações:

#1 Seu escritório foi forçado a prestar serviços por intermédio da internet, seja para conquistar novos clientes ou para se comunicar com os atuais.

#2 Você está vivenciando uma concorrência desleal com startups que já nasceram no mundo digital e que estão comendo uma fatia grande do mercado que você construiu a duras penas na sua experiência de mais de 20, 30… 40 anos.

#3 Você está insatisfeito pelo seu único canal de aquisição de clientes ser o boca a boca e gostaria de ter um crescimento frequente e crescente?

Inevitavelmente a grande maioria dos escritórios de contabilidade sofrem com alguns desses problemas.

Fique calmo, o seu escritório não precisa fazer coisas mirabolantes para crescer…

O simples é melhor que o complicado.

Por isso, neste texto você vai aprender a como cativar o seu cliente, o que é necessário para sua operação de marketing marketing para escritórios de contabilidade, quais conteúdos produzir e como fazer anúncios do Facebook e Google Adwords para tornar o seu escritório um chamariz para novos clientes.

Como cativar esse novo cliente com marketing para escritórios de contabilidade?

Existe um caminho que você já conhece e provavelmente já aplica… e dois novos caminhos para atrair novos contratos de serviço.

Primeiramente precisamos falar do caminho mais usado e que provavelmente formou sua base de clientes hoje: o boca a boca.

Você sabe do que eu estou falando, essa é uma forma de captação de clientes antiga, em que seus clientes atuais (ou amigos) indicam o serviço do seu escritório. E isso se dá por vários motivos, como preço, qualidade do serviço ou qualidade de atendimento.

Falando em qualidade de atendimento…

Esse ponto é fundamental para um escritório de contabilidade, porque é o seu atendimento ao cliente que aproxima e retém os novos contratos.

Por isso, o boca a boca é a melhor forma orgânica de atração, porque os seus próprios clientes ou amigos endossam a forma como você trabalha.

Afinal, indicar o seu serviço para outras empresas é um índice que mostra o quão bom o seu escritório é para o negócio deles.

Entretanto, o boca a boca não é uma forma progressiva e constante (muito menos previsível) de crescimento, você precisa que esse fluxo de chegada de clientes seja maior. 

Por isso, vamos conhecer duas formas novas de aquisição de clientes:

#1 Conteúdo de marketing para escritórios de contabilidade

Essa é uma forma de atrair clientes de maneira natural.

Portanto, pense na agricultura de produtos orgânicos, você coloca a semente e a terra dá o fruto. Essa mesma analogia acontece com a internet, você produz conteúdo e semeia as redes sociais, blog, na internet de maneira geral e os clientes, por meio desse conteúdo, chegam até você.

Essa é uma forma “gratuita”.

Por que está entre aspas?

Porque você vai investir tempo.

E o seu tempo também representa dinheiro, já que o seu escritório vende serviço. E você precisará dedicar o seu tempo ou contratar alguém para fazer isso para o seu escritório.

Como você vai fazer isso?

Primeiramente você precisa exercer a habilidade que você usa desde a escola, a escrita, e começar a produzir texto para o blog, isso é fundamental para o marketing para escritórios de contabilidade. 

Seu blog não precisará ser complexo visualmente falando, mas o seu texto precisa ter palavras-chaves para ser mais fácil encontrar o seu conteúdo em uma busca no Google. Porque esse vai ser o seu principal canal de captação.

Por exemplo:
  • Impostos que você não sabia que tinha que pagar, mas precisa.
  • Checklist de documentos para abrir o MEI.
  • Por que a contabilidade para MEI é importante para pagar menos impostos?
  • Quais casos o MEI precisa fazer declaração de imposto de renda?
  • Quando mudar de MEI para ME

Temas que são de interesse do seu cliente.

Nada de postar sobre “como fazer um balanço patrimonial”, por exemplo, assim você NÃO está falando com seu cliente, mas sim com outros contadores. E esse é um público diferente do qual você quer atrair.

Depois dessa estratégia bem montada, com blog com textos de qualidade que falem sobre contabilidade (com aquilo que seu cliente quer ler), você pode partir para criar conteúdo nas outras redes.

Mas isso não dá muito trabalho?

Isso vai te economizar uma pequena fortuna em anúncios a longo prazo e, depois que você construir a base, o Google vai fazer todo o trabalho por você. O texto vai atrair sozinho novos clientes.

Afinal, não há casa sem alicerces e o blog é o alicerce da sua estratégia de marketing para escritórios de contabilidade.

Nesse segundo momento, invista no Youtube.

Observe que você pode simplesmente pegar o conteúdo que você JÁ PRODUZIU e ajustar para o formato de vídeo. Simples, não é mesmo?

Assim você vai otimizar o seu tempo e duplicar seu alcance, porque o público que assiste o Youtube não é o mesmo que vai ler o seu blog (são dois ambientes diferentes que atraem públicos diferentes).

Mas por que o Youtube precisa ser o seu segundo ponto com seu público? Porque o Youtube é a segunda maior rede de pesquisa do mundo.

Isso quer dizer que, quando alguém tem uma dúvida sobre um assunto específico, vai procurar no Google ou no Youtube. E você estará presente nos dois.

Depois, agora que você já tem sua estrutura de atração de novos clientes montada, é preciso divulgar nas outras redes sociais.

Você precisa distribuir o seu conteúdo nas redes sociais como Facebook e Instagram a partir de chamadas tanto no feed quanto nos stories (é assim que são chamados esses formatos de imagens e vídeos nessas plataformas).

Por isso, antes de tudo, você precisa…

Definir com quem você vai falar, quem é seu cliente ideal? Porque o conteúdo vai ser direcionado aos interesses dele.

Quer saber mais sobre a persona e cliente ideal?

Leia Venda mais com Marketing no WhatsApp.

Outro ponto estratégico para a criação de conteúdo para redes sociais, principalmente para o Instagram, é a criação de conteúdo de entretenimento.

Então, você provavelmente está pensando: “Eu vou precisar fazer dancinha no Reels do Instagram?”

Só se você quiser. E isso não te desmerece de maneira nenhuma como profissional. Entretanto essa não é a única maneira de criar conteúdo, existem várias tags virais que não tem a ver com dancinha, basta procurar.

Inclusive, você até pode fazer uma dica rápida de até 30 segundos sobre um dos temas que já falamos lá em cima, desde que seja de uma forma leve e descontraída.

Dessa forma, você e consequentemente o seu escritório será lembrado sempre que alguém pensar em contabilidade.

Para pensar melhor nos temas e na forma de comunicação é importante também fazer uma pesquisa de como os seus concorrentes estão se portando e sobre o que estão criando.

Por exemplo, hoje a Contabilizei é referência na criação de conteúdo para redes sociais no ramo dos escritórios de contabilidade. Ou melhor, é uma referência de contabilidade online.

Mas vale também beber em outras fontes, assim você pode criar um conteúdo único e essencialmente seu.

Outra forma de alavancar o seu negócio, mas dessa vez de uma maneira mais rápida é…

# Anúncios de marketing para escritórios de contabilidade

Dentro do tráfego pago há basicamente duas grandes empresas nas quais você deve anunciar:

#1 Google

#2 Facebook

Neste texto vamos apenas nos aprofundar no Google Ads porque já tem texto aqui no blog falando exclusivamente sobre Facebook Ads.

Google Ads: marketing para escritórios de contabilidade

Por onde começar?

Se você está iniciando no Google Ads, você primeiro precisa criar uma conta para dar início a suas campanhas tanto de rede de pesquisa quanto de Youtube.

Ah, é importante dizer que esse tutorial só é possível se você tiver uma conta google, ou uma conta do Gmail, mas fique tranquilo, pode ser feito em qualquer conta, não é necessário que seja no domínio da conta do seu escritório.

Então, vamos ao passo a passo:

1 – Acesse https://ads.google.com/intl/pt_BR/home/
2- Clique em “Começar agora”

google ads em marketing para escritórios de contabilidade

 

Se você já estiver logado na sua conta google, ou seja, estiver com seu Gmail aberto, o Google Ads entrará automaticamente, sem necessidade de login.

3- Escolha a opção “gerar mais inscrições ou vendas pelo seu site”.

Isso vai fazer com que o google entenda que você quer levar as pessoas para o seu site e preencher o formulário de contato para falar com seus atendentes.

4- Clique em “Próximo” (botão azul) para continuar
5- Preencha nome e site da empresa

E aqui uma observação:

O ideal é que você tenha um site antes mesmo de pensar em marketing para escritório de contabilidade e de anunciar no Google. Porém, em último caso, se você não tiver um site e não puder fazer um no momento, pode colocar o link da página do facebook ou do Instagram. Mas deixo o aviso que essa não é a melhor opção para anúncios..

6- Clique em “Próximo”.
7- Depois, escolha a área de atuação do seu anúncio.

Você atende online? Pode atender todos os estados ou tem alguma limitação de localização?

Se você não tiver limitação por localização, recomendo deixar a localização para o Brasil todo, assim o custo da sua campanha será menor, porque abrange mais pessoas do que uma campanha com local muito específico.

Mapa de google Maps para marketing de escritórios de contabilidade

8- Palavras chaves

Escolha palavras que os seus clientes em potencial escolheriam na hora de procurar um escritório de contabilidade.

Um bom lugar para entender melhor o funcionamento das palavras-chaves é no site do Neil Patel.

Alguns exemplos de palavras chaves:

simples nacional, nota fiscal paulistana, inscrição estadual, contabilidade, contábil, cnae. sa, tabela inss 2020, balanço, dre, razão social, carta de demissão, carta de demissão, contador, balanços patrimoniais, rpa, pro labore, escritório de contabilidade, escritorios de contabilidade, tabela icms.

9- Agora é a hora de escrever o seu anúncio na prática!

Agora você pode tirar sua criatividade do bolso e escrever um texto que cative a atenção do seu cliente!

Vou deixar aqui alguns anúncios de outros escritórios de contabilidade que tirei do Google:

Exemplo de anúncio marketing para escritórios de contabilidade

`Pint de exemplo de marketing para escritórios de contabilidade

10- Selecione um orçamento

O Google vai recomendar valores de orçamento em 3 segmentos, recomendo que nesse primeiro momento, você selecione a opção mais barata. Dessa forma, você terá fôlego para testar o que está dando certo ou não e alterar sua campanha.

Um aviso importante é que: o Google ainda não está gastando nem um centavo seu, você não configurou a forma de pagamento ainda, então fique tranquilo.

11- Clique em “Próximo”.
12- Revise

Você já finalizou sua campanha, agora revise se tudo que você escolheu faz sentido quanto a localização, meta da campanha, linguagem do anúncio.

13- Clique em “Próximo”.
14- Dados de pagamento

Agora, você precisa preencher os dados de pagamento. Lembre-se de preenchê-los com os dados verdadeiros e corretos. Isso evita bloqueios de conta e problemas contábeis.

Nesse caso, recomendamos que você coloque os dados da sua empresa, com CNPJ.

Sobre o pagamento, recomendamos pagamento por meio de boleto bancário, porque isso torna tudo mais seguro e a prova de erros e você evita perder dinheiro.

Para isso, escolha a forma de “pagamentos manuais” e abaixo troque o cartão de crédito por boleto bancário. Depois disso, só fazer o download do boleto e clicar em “concluir”.

Pronto, assim que você pagar o seu primeiro boleto e adicionar dinheiro a sua conta, sua campanha vai começar a trabalhar para você.

Existe ainda a possibilidade de fazer campanhas para Youtube. Mas lembre-se: só é possível fazer campanhas para o Youtube depois de fazer essa primeira campanha acima.

Agora…

Como fazer Campanhas em vídeo?

Antes de montar uma campanha em si, primeiro você precisa vincular o canal à conta do Google Ads, essa conta não precisa ser sua especificamente, mas há a necessidade de ter a conta vinculada do canal que contém o vídeo que você quer promover e normalmente essa conta é sua.

Para isso:

1- Clique em configurações

Configurações Google Ads Marketing para escritórios de contabilidade

 

2- Selecione Contas vinculadas
3- Clique em Youtube e adicione uma conta no “+”
4- Procure o nome do seu canal e adicione

Agora que seu vídeo está vinculado, você já pode anunciar no Youtube. Mas o seu vídeo precisa estar em modo público ou como não listado.

O vídeo que você quer anunciar NÃO pode ser privado!

Dito o pré-requisito, podemos continuar e fazer o anúncio de vídeo propriamente dito:

1- Clique em campanhas e clique no “+” para adicionar uma nova campanha
2- Selecione “vídeo” como tipo de campanha

Nesse momento o Google Ads vai querer te ajudar fazendo uma forma rápida de metas que pode ser “consideração de produto e marca” e “alcance e reconhecimento de marca”.

Mas o ideal é que você crie uma campanha sem metas, assim, você pode personalizar mais as suas necessidades da campanha.

3- Preencha “nome da campanha” e “orçamento”.

Dentro do orçamento há 2 opções de método de exibição: padrão ou diário.

Qual a diferença?

No método padrão, o Google vai distribuir de uma maneira mais homogênea ao longo do dia, já o acelerado vai concentrar os gastos rapidamente. Isso funciona bem para campanhas rápidas, por exemplo, uma promoção relâmpago. 

4- Selecione o tempo de duração da campanha (data de início e término).

É importante deixar claro que essa não é uma etapa obrigatória. Se for uma campanha vitalícia ou sem data determinada pode deixar em branco esse campo sem problema nenhum.

5- Escolha as redes que o seu anúncio será vinculado.

Essa é uma parte crucial da sua configuração!

5.1 – Resultado de pesquisa do Youtube

Esse é um tipo de vídeo que ao buscar na rede de pesquisa as palavras-chaves do anúncio, seu vídeo aparecerá no topo.

Então, por exemplo:

Vídeo de Youtube: marketing para escritórios de contabilidade

5.2 – Vídeo de Youtube

Sabe quando você clica em um vídeo e aparece um vídeo de alguns segundos antes e você precisa pular?

Essa é a opção que você precisa escolher para colocar publicidade dentro de um outro vídeo de conteúdo.

5.3 – Parceiros de vídeo na rede de display

Isso quer dizer que seu vídeo não vai aparecer apenas no Youtube, seu vídeo pode aparecer em outros sites.

Qual escolher?

O ideal é que você tenha uma estratégia.

Você quer entregar um conteúdo mais denso e que ajude de fato ou um vídeo feito para gerar curiosidade e feito para quem está assistindo não pular?

O ideal é que você faça campanhas diferentes com intenções diferentes.

6- Escolha idioma e país.
7- No lance, pode deixar com CPV máximo, que é o custo por visualização.
8- Dê um nome ao grupo de anúncios
9- Escolha o valor máximo do custo por visualização.

Um bom exemplo é R$0,15. Então, ele não gasta o seu dinheiro todo de uma vez em poucas visualizações.

10- Preencha informações demográficas, público alvo,  palavras-chaves (como seu público procuraria) público alvo, tópicos e canais.

Essa é a parte que você vai delimitar o seu público e onde seu vídeo vai aparecer.

Por exemplo:

#1 Se sua estratégia é de pesquisa, a partir das palavras-chaves, o seu público vai te encontrar;

#2 Já se você quer aparecer dentro de um vídeo na aba canais você pode selecionar os vídeos de outros canais que ativaram a monetização para o seu vídeo aparecer durante os momentos de propaganda.

E ainda dentro da opção canal, depois que você selecionar o vídeo, pode ser In-stream (o que aparece antes do vídeo e precisa chamar atenção para não pular) ou em discovery que aparece ao lado do vídeo como sugeridos.

Mas preste atenção, as formas de chegar ao seu cliente convergem para um mesmo ponto.

E NÃO são para substituir o boca a boca que você já tem, mas para potencializar os resultados.

E é claro que para potencializar os seus resultados, você pode (e deve) investir em um híbrido dessas três formas de aquisição de cliente

Isto atrai os seus clientes agora, mas constrói também uma longa cauda de indicação e conteúdo orgânico (duas alternativas gratuitas) para aquisição, mesmo que pare de fazer anúncios pagos.

Uma outra estratégia, que já falamos aqui no blog, é a forma de aquisição de clientes por meio de recompensas digitais. Por exemplo, estamos na época de imposto de renda, o seu negócio pode fazer um ebook de: ”Como fazer imposto de renda para pessoa física se você tem MEI ou ME?”.

Em suma, você já está classificando e captando os contatos de pessoas que possam se interessar no seu negócio. Se quiser saber mais sobre essa estratégia de aquisição, aliada a estratégia de vendas por meio de grupos de WhatsApp, veja o texto do Funil de Vendas para WhatsApp.

Agora que você já entendeu como seus novos clientes vão chegar até você, você precisa fechar a venda. Você precisa que os seus clientes cheguem para fechar o contrato e a melhor ferramenta para fazer isso hoje é o WhatsApp.

No WhatsApp você tem várias ferramentas que vão tornar o seu atendimento mais prático e rápido, como as respostas rápidas e favoritar uma conversa.

Porém, mais importante do que isso, o WhatsApp está no bolso de quase todos os brasileiros. Por isso, é uma forma fácil e rápida de obter qualquer resposta do cliente e muito menos formal do que um e-mail, por exemplo.

Por isso, se você quer se aprofundar e expandir o crescimento do seu escritório, clique aqui e veja como fechar um novo contrato de prestação de serviço contábil quando o seu cliente te chamar pelo WhatsApp.

Como você já sabe, este artigo que você acabou de ler faz parte de uma série de artigos cujo objetivo é ajudar o seu escritório de contabilidade a organizar e otimizar a comunicação interna e externa da sua empresa. Se gostou do que leu e quer continuar a jornada, dá uma olhada nos links a seguir:

Clique aqui para acessar texto de Vendas Técnicas de vendas do FBI aplicada a escritórios de contabilidade: como fechar mais contratos através do WhatsApp

Clique aqui para acessar texto de Método C.O.N.T.A.B.I.L. para organizar (e otimizar) o atendimento do seu escritório de contabilidade